Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Byrsonima morii W.R.Anderson NT

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 16-07-2012

Criterio:

Avaliador: Diogo Marcilio Judice

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

B. morri apresenta ampla distribuição (EOO=633.195 km²), com centro de distribuição no Estado da Bahia e registros para os Estados de Minas Gerais, Ceará e Goiás. Apesar da espécie apresentar ampla distribuição e estar representada por inúmeras coleções, acredita-se que suas subpopulações estejam sofrendo principalmente com a perda de habitat causada pela erradicação da vegetação original. Suspeita-se que poderá se encontrar ameaçada em um futuro próximo se providências não forem tomadas para a conservação de sua área de ocorrência e de suas subpopulações. A espécie foi categorizada como "Quase ameaçada" (LC).

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Byrsonima morii W.R.Anderson;

Família: Malpighiaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Byrsonima morii está relacionada a B. brachybotrya, uma espécie do Paraná e Santa Catarina. Estas são similares no arranjo das flores em um curto pseudo-rácemo, embora este seja maior e mais densamente florido em B. morii. B. morii possui a lamina foliar muito maior, especialmente ampla (duas a três vezes), fixa em um longo pecíolo. Ambas espécies se diferenciam também em seus hábitos. B. morii é uma arbusto de 1,5-2m de altura, enquanto B. brachybotryha é um subarbusto com ramos delgados de 15 a 50 cm de altura que crescem de uma base mais ou menos subterrânea (Anderson, 1982). Byrsonima morii recebe este nome em homenagem a Scott A. Mori, um botânico que contribui com as coletas e conhecimento da flora do sul da Bahia (Anderson, 1982).

Distribuição

Espécie endêmica, ocorre na Bahia (Mamede, 2010) e dados recentes de herbário a registraram também no Ceará, Goiás e Minas Gerais (CNCFlora, 2011).

Ecologia

Arbusto de 1,5 a 2 m de altura, ramos seríceos, pilosidade marrom e persistente na primeira fase de desenvolvimento, tornando branca e eventualmente decíduas nas fases mais avançadas. Folhas elípticas a ovadas, coriáceas, com pilosidade avermelhada na fase abaxial, eventualmente tornando-se branca. Flores com pétalas laterais brancas e a posterior amarelo brilhante tornando-se vermelho-alaranjado com a maturidade (Anderson, 1982).

Ameaças

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Incidência local
Severidade high
Detalhes Segundo a Biodiversitas (2005) a maior ameaça à espécie é a Perda de hábitat.

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Detalhes Apesar de ser abundante na região do PARNA da Chapada Diamantina, o endemismo acentuado e a constante perda de habitat por erradicação da vegetação original, aponta essa espécie sob algum grau de ameaça, ainda que de forma preliminar (Amorim, com. pess.).

Ações de conservação

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: "Deficiente de dados" (DD), segundo a Lista vermelha do Brasil (MMA, 2008).

Referências

- ANDERSON, W.R. Notes on Neotropical Malpighiaceae. Contr. Univ. Mich. Herb., v. 15, p. 98-100, 1982.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

- MAMEDE, M.C.H. Byrsonima in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2010/FB008828>. Acesso em: 24/08/2011.

- AMORIM, A.M.A. Comunicação do especialista André Márcio Araujo Amorim da Universidade Estadual de Santa Cruz, Bahia, para o analista Diogo Judice, pesquisador do CNCFlora, em 29/02/2012.

- FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS. Revisão da lista da flora brasileira ameaçada de extinção. Belo Horizonte, MG: FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS PARA A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA, 2005.

Como citar

CNCFlora. Byrsonima morii in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Byrsonima morii>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 16/07/2012 - 17:36:03